O que é blindagem arquitetônica?

A blindagem arquitetônica é a solução ideal para proporcionar alta segurança e proteção em ambientes residenciais, comerciais e corporativos. Por isso, a Segurança Maxi oferece serviços completos no segmento e traz as principais informações para você aproveitar as melhores vantagens desse tipo de blindagem.

A blindagem arquitetônica é um conjunto de modificações realizadas em propriedades para garantir a proteção de pessoas e bens. Isso significa que esse tipo de blindagem é capaz de aumentar a segurança de um local com resistência balística, evitar invasões e prevenir demais danos. Ou seja, a blindagem arquitetônica agrega mais benefícios aos sistemas de segurança particulares já conhecidos, como as câmeras de monitoramento e dispositivos para controles de acesso, por exemplo.

É importante destacar que apesar de compartilharem algumas semelhanças, a blindagem arquitetônica ainda possui características diferentes da blindagem automotiva. A blindagem arquitetônica é utilizada em estruturas de construções residenciais, empresariais e comerciais, como casas, apartamentos, condomínios, lojas, supermercados, shoppings, casas de câmbio, indústrias, instituições de ensino, prédios públicos e diversas outras possibilidades.

A proteção blindada pode ser aplicada em portas, janelas, vidros e até mesmo em parte da alvenaria. A blindagem arquitetônica também tem o papel de fornecer segurança a guaritas, portarias, cabines, bilheterias, guichês, passa-volumes e fechaduras especiais. E quando executada com o projeto adequado, é possível conservar as características estruturais, as fachadas, os acabamentos e o estilo do imóvel.

Para assegurar a eficiência e a resistência ideais de acordo com as demandas de segurança, o projeto de blindagem precisa seguir critérios rigorosos determinados por órgãos reguladores. Esse aspecto inclui a documentação exigida pelo Exército Brasileiro e Ministério da Defesa para a certificação de empresas responsáveis por serviços neste segmento.

Além disso, os níveis de blindagem são estabelecidos e padronizados conforme a norma da ABNT NBR 15000:2005. Essa norma classifica os materiais balísticos e define os níveis de proteção garantidos contra vários calibres de armas de fogo.

Quais os níveis de proteção balística na blindagem?

Como explicamos anteriormente, assim como outras formas de blindagem, a blindagem arquitetônica pode compreender diferentes classificações para cada tipo de proteção assegurada.

Nível I: o primeiro nível resiste a investidas com ferro e pedras e a armas de calibre 22 a 38. Esse tipo de blindagem tem liberação para o uso civil comum.

Nível II e II A: esses níveis possuem a proteção do nível I com adição da resistência a armas de maior calibre que o nível anterior, sendo resistente a Magnum 357 e pistolas 9 mm. Esses tipos de blindagem também são liberados para o uso civil comum.

Nível III-A: o terceiro nível com essa especificação suporta disparos com as munições citadas e mais a Magnum 44 e a submetralhadora Uzi. E, do mesmo modo que os níveis anteriores, esse tipo de blindagem também possui liberação para o uso civil comum. Vale destacar que a blindagem Nível III-A é a proteção blindada mais utilizada no setor, segundo especialistas.

Nível III: esse nível conta com a proteção balística de todos os níveis apresentados com o acréscimo do bloqueio a fuzis. A utilização do Nível III é restrita e a sua necessidade precisa ser justificada ao Exército Brasileiro para que seja autorizada.

Nível IV e Nível V: os últimos níveis abrangem as capacidades máximas de blindagem e bloqueiam os armamentos mencionados nos outros níveis. Além disso, o Nível IV e o Nível V resistem a granadas e munições ainda mais pesadas. O uso da proteção balística desses níveis é restrito e liberado somente para as Forças Armadas Brasileiras, chefes de Estados e transportadoras de valores.

Como implementar a blindagem arquitetônica?

A blindagem arquitetônica reúne uma série de vantagens que contribuem para a segurança de pessoas, bens e propriedades. Porém, para que esses benefícios sejam aproveitados totalmente e sem qualquer dor de cabeça, esse tipo de blindagem exige um trabalho minucioso de profissionais.

É necessário avaliar a estrutura da construção, as áreas de risco, os pontos a serem protegidos e o nível de segurança apropriado para cada demanda. Esse processo de análise auxilia no desenvolvimento de um projeto de blindagem capaz de proporcionar um ambiente realmente seguro, preservando os aspectos arquitetônicos do local.

A Segurança Maxi conta com uma equipe de especialistas em blindagem arquitetônica e está presente no mercado há mais 10 anos. Sempre com o objetivo de fornecer o melhor suporte com a orientação correta para você encontrar a solução perfeita para o seu imóvel.

Quer tirar dúvidas e saber mais sobre a blindagem arquitetônica? Entre em contato e conte tudo sobre as suas necessidades!